Esboço resíduos odontológicos
Rio de Janeiro
2011
A ODONTOLOGIA E A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE: DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS
TEMA: O presente trabalho vai enfocar o tema na área odontológica e ambiental que consiste na abordagem sobre “A odontologia e a proteção do meio ambiente: destinação dos resíduos odontológicos” que é de relevante importância para a redução dos riscos referentes a tais resíduos.
OBJETIVO GERAL: Apontar se a política (protocolo) do manejo dos resíduos odontológicos está sendo aplicada corretamente, desde o seu descarte até à disposição final, evitando assim os riscos de acidentes e contaminação no atendimento odontológico e do meio ambiente, intra e extra consultório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Mostrar a importância da reflexão acerca da ética e da educação ambiental. Além disso, elucidar (esclarecer) o profissional para o perigo que pode causar a sua ação.
JUSTIFICATIVA: O principal motivo que leva a este trabalho é a real situação que podemos acompanhar na vivência em clínica no dia a dia, como descarte inadequado, lavagem de instrumental de forma inapropriada, desrespeito às normas de biossegurança em radiologia,
RELEVÂNCIA: É relevante porque busca contribuir para a saúde dos profissionais, dos pacientes e de todos os que tenham acesso a esses resíduos, visando à minimização de riscos à vida e ao meio ambiente.
PROBLEMÁTICA: Qual a melhor forma de prevenção e controle de riscos, visando à proteção dos profissionais, dos pacientes, dos estudantes de odontologia e do meio ambiente?
HIPÓTESE: não existe hipótese, é um fato concreto. Já se constata a ocorrência de acidentes e contaminação, tanto em pessoas como no ambiente, por falta de cuidado dos profissionais em sua ação.
METODOLOGIA: artigos, literatura, pesquisa