Administração
Remédio caseiro de banana: amasse uma banana e coloque o purê nas zonas com manchas durante 15 minutos. Repita o processo quatro vezes por semana. Retire com água morna.
Remédio caseiro de berinjela: corte uma berinjela em rodelas e retire a polpa. Faça um emplastro e coloque na pele. Deixe atuar por 15 minutos e remova com água. Pode realizar o processo 3 vezes na semana.
Remédio caseiro de bálsamo negro: 4 ou 5 gotas bastarão. Adicione-as a uma clara de ovo. Bata bem e aplique duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.
Remédio caseiro de água oxigenada: passe um algodão embebido em água oxigenada no rosto antes de dormir.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limãoaté formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
Remédio caseiro de cebola e vinagre: triture uma cebola e misture com um pouco de vinagre. Aplique sobre a mancha e deixe atuar por 15 minutos. Se arder ou irritar, lave de imediato.
É preciso ter muito cuidado com o tratamento escolhido para eliminar o melasma, ainda que sejam remédios caseiros. Se for muito abrasivo ou forte terá o efeito contrário e irá piorar a situação.
O melasma é mais frequente nas mulheres entre 20 e 50 anos.
Não existe cura definitiva para o melasma, no entanto é possível reduzir a aparência e a cor das manchas, as quais podem regressar com a gravidez, o retorno do uso de anticoncepcionais ou com a exposição da pele ao sol todos os dias.
O maior problema do melasma tem a ver com a estética e o físico, já que não apresenta sintomas incômodos ou que danifiquem o organismo.
Em alguns casos, pode desaparecer sem necessidade de tratamento, por exemplo, logo após o parto.
Existem tratamentos profissionais para eliminar o melasma, que incluem: microdermoabrasão, esfoliação química e terapias