Esboço de Projeto de intervenção
A violência se apresenta nas mais diversas formas e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, ao idoso, a violência sexual, política, violência psicológica, verbal, dentre outas.
Neste projeto iremos trabalhar um pouco da violência generalizada, a violência doméstica e o bullyng, pois conforme o mapeamento da Unidade no ano de 2011, uns dos índices de vulnerabilidade era a violência. A violência doméstica apareceu com dado significativo na realidade das crianças atendidas.
Segundo Ferrari (1994,p.18).
Família é aquela que propicia aportes afetivos e o bem-estar de seus componentes; ela desempenha papel decisivo na educação formal e informal; é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários onde se aprofunda laços de solidariedade; é também em seu interior que se constroem as marcas entre as gerações e são observadas os valores culturais.
E é na família que infelizmente acontecem as violências domésticas.
A violência doméstica é um problema universal, é resultado de agressão física ao companheiro ou companheira, envolvendo crianças e adolescentes e encontra-se nos lares de pessoas usuárias de substâncias psicoativas.
A violência doméstica pode ser caracterizada de violência física, violência psicológica e violência verbal.
Violência física é o uso da força ferindo ou não e se a vítima for criança/adolescente a omissão dos pais ou responsável também é considerado violência.
Violência psicológica não deixa