carnaval
O Carnaval de Veneza, cidade localizada na Itália, é totalmente diverso da idéia que se tem desta festa. Esta festa carnavalesca, que dura mais ou menos dez dias, tem uma aspecto muito pessoal, um movimento distinto de qualquer outro Carnaval. Ao contrário de outras comemorações desta natureza, esta celebração é originalmente um ritual promovido pela elite financeira e cultural, embora seja igualmente dedicada ao prazer dos sentidos.
A Praça de São Marcos é invadida pelo povo e por turistas, enquanto a elite se refugia nas majestosas mansões e nos castelos do Gran Canale, onde ocorrem também requintadas festas nas quais não faltam a champagne mais cara e as orquestras mais refinadas. Os integrantes das altas camadas sociais ocupam os salões de festas dos luxuosos hotéis de Veneza, ornamentados com motivos extraídos de trechos das óperas de Verdi. Eles bailam ao som de valsas, tarantelas e agora com maior frequência ao ritmo do samba. Enquanto isso, o povo se solta nas ruas transbordantes de gente. Já o carnaval brasileiro é celebrado de ponta à ponta do país e em cada região assume um formato ligeiramente ou, muitas vezes, bastante diferente, sem nunca perder as suas características principais: a música, a dança, a alegria e a descontração. Sendo rico ou pobre as pessoas vão as ruas fantasiadas, porque o que conta realmente é a criatividade, seja em elaborados trajes ou simples máscaras. Não serão tão sofisticadas como as do Carnaval de Veneza mas propícias para curtir os dias de folia. No Rio de Janeiro e São Paulo ocorrem os desfiles de escola de samba, e na região nordeste em Salvador o som e a animação ficam por conta dos trios elétricos.
The Carnival of Venice, a city in Italy is quite different from the idea they have this party. This carnival party, which lasts about ten days, has a very personal aspect, a distinct movement of any other Carnival. Unlike other celebrations of this