Projeto Inclusão Digital para Crianças Carentes de São Paulo
1. Introdução
Hoje no Brasil uma das principais deficiências se encontra na educação, onde os alunos não possuem incentivo suficiente para dar continuidade às atividades educacionais após o horário de aula. Com isso acabam partindo para a marginalidade. O acesso a Informática ainda é limitado, a inclusão digital não existe na maioria das comunidades carentes ou se existe é insuficiente para atingir a demanda de crianças.
A Tecnologia da informação deixou de ser irrelevante na formação e passou a ser determinante para educação inicial.
Incluir uma pessoa digitalmente não e apenas "alfabetiza-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre informática seja útil para melhorar seu quadro social, Somente colocar um computador na mão de pessoas ou vendê-lo a um preço menor não é definitivamente, inclusão digital.
O Objetivo do projeto é sugerir como uma empresa pode participar e desenvolver a Inclusão Digital em uma comunidade carente.
Incluindo Curso de Informática em uma Organização Não-Governamental já existente na comunidade definida para que seja uma continuação da escola e a inicialização da inclusão digital.
A Inclusão digital viria então compensar essa desigualdade de status de cidadania com igualdade de oportunidade à informação, a qualificação para um melhor posicionamento no mercado de trabalho, à busca de conhecimento para a ação em defesa dos próprios direitos, à comunidade e expressão etc. (Becker, 2009, o. 14).
2. Referencial Teórico
A Inclusão Digital
A Inclusão Digital tem como objetivo incluir pessoas de baixa renda e oferecer maior acesso a tecnologia, para que seja usada não só em uma profissão específica, e sim para que facilite seu dia-dia e suas tarefas. Os serviços pela internet estão em ascensão diariamente, hoje em dia uma pessoa pode fazer suas comprar sem sair de casas, assim proporcionando comodidade e um aproveitamento maior de