ervas e remédios do povo indigena do brasil
Matipu vivem basicamente da pesca e da horticultura e, ao contrário das aldeias maiores, grande parte dos moradores não tem acesso aos alimentos industrializados da cidade. Assim, consomem basicamente o peixe e a mandioca brava -; em forma de mingau ou beiju. Sendo que os peixes mais consumidos são, respectivamente, o tucunaré, a bicuda, a piranha, o piau, o penteado, o peixe cachorro, a pirarara e esporadicamente o mantrinchã.
2º fala (Dayane)
Eventualmente podem pescar o tracajá e seus ovos, ou caçar pássaros -; como o mutum e o jacu, além do macaco. Como tempero usam o homi -; pimenta pequena e forte para temperar peixe; e o sal de agahe -; planta da água com a qual se fabrica o "sal de índio".
3º fala (Geovanna)
Como remédio, usam as plantas Knamissuá para a cicatrização de cortes (raspa-se, amassa-se e coloca-se na ferida). Titirrerré para diarréia (cozinha-se e ingere-se). Já uhite, planta que fica na beira da lagoa, é considerado o "viagra" dos índios: "para homens terem boa saúde".
4º fala (Andyara)
Eles também possuem remédios feitos de raízes como husago, que é usado para fortalecer a pele logo após a escarificação (escarificação significa arte no corpo ) . Há ainda ervas e eméticos que são dados aos adolescentes durante o complexo da reclusão para "ficarem fortes". Nota-se também a associação de remédios nativos com os farmacológicos da medicina dos brancos.
5º fala (Lauane) lambedor para amenizar dores na colunaEle é feito de vários tipos de ervas e plantas medicinais da nossa área.As ervas são: Capim-Santo, Erva-cidreira, Hortelã- da- folha- grande, limão, Hortelã-miúda, Raiz-de-Espinho-deCigano, Colônia, Folha-da-Acerola, Flor e folha do Cambará-de-Chumbo, Folha do Mastruz que servem para gripe, Casca-do-Jatobá, Casca de Carauba, para dores e pancadas, Raiz do Arcansu para gripe e cansaço e muitas outras plantas, raízes e sementes que servem para curar diversos tipos de doenças.
6º fala (Kelly)
Todos esses conhecimentos