Pr Projeto Ervas Medicinais
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Álvaro Santiago
Cássia Suelen de Moraes
Joice dos Santos Silva
Thaynná Tabaraná de Lima
Ervas Medicinais Indígenas do Pará
Ananindeua
2014.2
Álvaro Santiago
Cássia Suelen de Moraes
Joice dos Santos Silva
Thaynná Tabaraná de Lima
Ervas Medicinais Indígenas do Pará
Trabalho apresentado no âmbito da disciplina Educação Indígenas sob orientação do Ms. Luiz Miguel como forma de obtenção parcial de nota.
Ananindeua
2014.2
I. Introdução
O uso de plantas como medicamentos antecede a história humana escrita, e é nesse contexto que a pesquisa vem abordar o conceito e utilização de ervas medicinal indígena, principalmente nas regiões do Pará e Amazônia. Sabe-se que estas têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes, por isso, é um dos artefatos culturais mais ricos de origem indígena, visto que, muitas dessas receitas medicinais vêm se perpassando a várias gerações.
Hoje, infelizmente a utilização dessas plantas como uso fitoterápico vem diminuindo gradativamente, pois, os medicamentos criados em laboratórios têm a função de substituí-las e são, de certa forma, mais seguros, visto que são testados cientificamente. Ademais, as ervas de uso medicinal não devem ser utilizadas sem conhecimento médico, pois, podem ocasionar alguma interação medicamentosa, por algumas serem levemente tóxicas e interferir no processo de cura da doença.
Compreende-se que os povos indígenas contribuíram muito para a cultura brasileira, e as ervas medicinais, sendo de muita utilização pelas pessoas ou não, ainda são muito conhecidas nos interiores paraenses, e até mesmo nas áreas urbanas, desta forma, conservando esse conhecimento histórico para que futuras gerações também possam desfrutar dessa arte natural, e consequentemente, lembrar-se desse povo que é a base cultural de nossa região.
II. Objetivo