ARTIGO PDE LUCINEIA
Lucinéia Souza Silva Delatore
Drª Marcia Regina Royer
RESUMO
Este artigo visa socializar os resultados obtidos com a Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), implementado no Colégio Estadual Olavo Bilac – EFM., da cidade de Amaporã – Pr., com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do ano 2011. O presente projeto foi elaborado enfocando a importância do conhecimento sobre as plantas aromáticas e medicinais, visando desenvolver nos alunos noções de cooperação, responsabilidade social e consciência ambiental, visto que normalmente parte das plantas medicinais utilizadas e coletadas nas matas, ambientes naturais, é cultivada nos fundos de quintais, prática que pode comprometer a preservação e o uso correto destas plantas, tornando-se necessário que sejam identificadas, estudadas e cultivadas e, principalmente usadas corretamente. O desenvolvimento do referido projeto serviu para valorizar o conhecimento empírico e explorar o conhecimento cientifico assim construindo novos saberes, onde depois estes resultados foram aprofundados e sistematizados, ampliando-os e generalizando-os, esclarecendo sobre os benefícios e malefícios do uso de tais plantas, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.
INTRODUÇÃO
É público e notório que as plantas medicinais sempre desempenharam um papel significante na vida do ser humano, tanto pelo valor místico que certas culturas lhe atribuem, como pelo seu uso terapêutico, bastante difundido em todas as culturas e povos.
Segundo Chevalier (1996) até a primeira metade do século XX, ela foi a terapêutica predominante. A partir de então, o seu uso foi pouco a pouco sendo substituído pelo uso de medicamentos de síntese. No entanto, ainda hoje elas são largamente usadas, principalmente por populações que tem mais dificuldade de