Erva cidreira
Nome Científico:
Melissa officinalis
Nomes Populares: Melissa, cidreira, cidreira-verdadeira, citronela, cidrilha, erva-luísa, salva-do-brasil
Características: Substantivo feminino
Elenco: Ervas, temperos e sementes
Reino: Plantae
Família: Lamiaceae
Gênero: Melissa
Valor nutricional: Em termos nutricionais, a erva-cidreira é composta principalmente de fibras e o único valor nutritivo provém do óleo essencial. Sua fibra é do tipo não solúvel, polissacarídeo não fermentável.
Ocorrência espacial e características gerais
De origem mediterrânea, a erva-cidreira, também conhecida como melissa, se estabeleceu na Inglaterra, no norte da Europa e na América do Norte. No Brasil, é cultivada em todo o território nacional.
Herbácea arbustiva de folhas verdes e pequenas que apresentam bordas arredondadas e serrilhadas e flores raras do branco ao róseo ou avermelhado com forte aroma de limão.
A planta perene atinge 1,70 m de altura e, no ápice de seu cultivo, dá um fruto branco, simples e seco, propagando-se por sementes e mais facilmente por mudas.
Seus usos e derivados
A cidreira é erva medicinal, condimentar e aromática, muito conhecida como infusão calmante, utilizada no Brasil para o desenvolvimento de diversos pratos, como ensopados, sopas, marinados, peixes, frutos do mar, frango, saladas de verduras ou frutas, sucos batidos no liquidificador, omeletes, leite, pudins e picles. Harmoniza-se com todas as compotas de frutas, que podem ser acompanhadas também de leite de coco.
Na farmácia doméstica, a planta, que pode ser utilizada por completo, era usada em unguentos contra picadas de insetos e mordidas de animais, especialmente a de cachorro. Por ser parenta das demais mentas, é indicada como calmante, antitérmico, analgésico e regulador menstrual.
Na cosmética, é tida como ótimo cicatrizante para acnes, pois ajuda a eliminar a oleosidade excessiva da pele; também é bastante utilizada em banhos de vapor. Seu óleo essencial é usado