Erupção e Rizólise
Absorção da raiz do dente decíduo para que ocorra a erupção dos permanentes
A erupção é o processo que irá ocorrer após a odontogênese, é como o dente irá atingir à cavidade bucal.
Logo que o dente decíduo se forma, sua raiz passa pelo processo de rizólise para que, então, ocorra erupção do dente permanente.
ESTABELECIMENTO DAS DENTIÇÕES
Relembrando a odontogênese: tanto na maxila quanto na mandíbula havia uma interação entre o epitélio e o mesênquima que formava a lâmina dentária e, então, em alguns pontos específicos da lâmina dentária começavam a ocorrer processos de mitoses que iriam gerar um botão, um capuz, uma campânula para formar um dente. Em exatamente dez pontos na maxila e em dez pontos na mandíbula começavam a ocorrer esses processos, o que corresponde aos 20 dentes decíduos. Mas a dentição permanente possui 12 dentes a mais, os 20 dentes decíduos vão gerar: 2 incisivos sup. e 2 inf., 2 incisivos laterais sup. e 2 inf., 2 caninos sup. e 2 inf. , 2 molares sup e 2 inf. e 2 segundos molares sup e 2 inferiores. Em uma região mais posterior da lâmina dentária vão se formar o primeiro molar, segundo molar e o terceiro molar. Cada um de nossos dentes decíduos vai dar origem a um dente permanente. O primeiro molar decíduo dará origem ao primeiro pré-molar permanente e o segundo molar decíduo, ao segundo pré-molar permanente.
A formação da dentição decídua começa já na fase de vida intrauterina da criança, mas ela só vai começar a erupcionar em torno dos 6 meses de vida, começando, normalmente, pelos incisivos centrais inferiores. A erupção dos dentes decíduos termina, em média, em torno dos 2 anos de idade.
O dente permanente surge a partir da lâmina acessória!!
Em torno dos 6 anos de idade, haverá o estágio que chamamos de dentição mista, porque na mesma cavidade bucal terá dentes decíduos e dentes permanentes (dos 6 aos 13 anos).
A partir da formação total da coroa formação da raiz, formação do