Erros e acertos da esp cie humana durante os ltimos 100 anos
De:Lucilene França
Para:Larissa Bueno
Objetivo:Saber o desenvolvimento da espécie humana
Referencias:http://infograficos.estadao.com.br/public/especiais/100-anos-primeira-guerra-mundial/
http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/livro_100-anos.pdf
Erros e acertos:
1°) Durantes os últimos 100 anos, seus acertos:
Vacinas:
A vacina HPV disponível no mercado, mas não no serviço público, é a Curvaria, uma vacina dupla (bivalente) que protege contra os subtipos 16 e 18. Esta vacina age contra os HPV que provocam câncer, mas não sobre os HPV que causam verrugas genitais.
No Brasil, desde o início de 2014, o Ministério da Saúde tem disponibilizado no SUS a vacina quádrupla para meninas entre 9 e 13 anos de idade. Há mais de 100 anos aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro.
O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda assim, muitas pessoas deixam de comparecer aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação, e também de levar os filhos no tempo correto de aplicação das vacinas.
Desde que foi criado, em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) busca a inclusão social, assistindo todas as pessoas, em todos os recantos do país, sem distinção de qualquer natureza. As vacinas do programa estão à disposição de todos nos postos ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo a locais de difícil acesso — às matas, aos morros, aos becos das favelas, às palafitas. Eles vão aonde é preciso ir para imunizar a população.
Quem perdeu o período de vacinação contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger