EMO ES E SENTIMENTOS
BACHARELADO EM FILOSOFIA
GUILHERME GEMIN DE OLIVEIRA KOSSOSKI
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
CURITIBA
2015
GUILHERME GEMIN DE OLIVEIRA KOSSOSKI
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Geral, do curso de bacharelado em Filosofia da Faculdade Vicentina – FAVI, como parte dos requisitos para obtenção de nota bimestral.
CURITIBA
2015
EMOÇÕES E SENTIMENTOS
Quando os organismos sociais se veem confrontados com situações complexas e são levados a decidir em face da incerteza, têm de recorrer a sistemas no neocórtex, que é o setor mais moderno do cérebro em termos de evolutivos. Existe uma notável correlação entre expansão e subespecialização do neocórtex e a complexidade e imprevisibilidade dos meios ambientes com os quais os indivíduos conseguem lidar em virtude dessa expansão.
A aparelhagem da racionalidade tradicionalmente considerada neocortical não parece funcionar sem a aparelhagem de regulação biológica, considerada subcortical. A natureza criou instrumentos para a racionalidade não apenas por cima do instrumento de regulação biológica mais também a partir dele e com ele os comportamentos que se encontram para aléns dos impulsos e dos instintos utilizam em meu entender tanto o andar superior como o inferior o neocórtex e recrutado juntamente com o mais antigo cerne cerebral e a racionalidade resulta de suas atividades combinadas.
As emoções e os sentidos, os quais constituem aspectos centrais da regulação biológica, eles estabelecem uma ponte entre os processos racionais, entre as estruturas corticais e subcorticais.
EMOÇÕES
Desempenham uma função na comunicação de significados a terceiros e podem ter também o papel de orientação cognitiva às emoções só são desencadeadas após um processo mental de avaliação que é voluntario e não automático.
EMOÇOES PRIMARIAS
O processo e assim um estimulo ativa a amígdala seguem-se varias respostas: internas “musculares