erros de medição
Segundo ProfºMarco Antonio Martins Cavaco, podemos agrupar os erros de medição em: erros de natureza mecânica, erros de natureza geométrica, erros de natureza física,
Erros de natureza mecânica: Estes erros são causados por uso de força demasiada enquanto o contato entre o equipamento de medição e os objetos a ser medido, aconselha-se ao profissional a utilização de força mínima para o funcionamento do equipamento de medição. Estes também podendo causar deformações, flexões e achatamentos da peça, sendo necessário estabelecer um equipamento que não acha com deformidade com o material da peça a ser medida.
Erros de natureza geométrica: Devemos observar estes com muita atenção aos desenhos, por fatores geométricos acontecem muitos erros por questões como ovalização, circularidade, planicidade, tendo como motivo de atenção ao profissional, os pontos de contato, a fim de minimizar estes erros.
Erros de natureza física: estes são caracterizados pela deformação térmica, aconselha-se para fins metrologicos a execução da mensuração a uma temperatura de 20°C, esta a qual devera ser armazenados os equipamentos de medição, e o objeto a ser medido devera ser aguardado o tempo parar que aja o equilíbrio térmico. Existe também o fato de se o coeficiente térmico do equipamento de medição e do objeto a ser medido, forem o mesmo, este tipo de erro se desfaz, estando os dois disposto na mesma temperatura.
Para o professor Alejandro G. Franke, alem dos fatores citados acima, ele organiza dessa forma os erros:
Fontes de erros de medição
Meio ambiente: variações de umidade e temperatura, vibrações, campos.
Magnéticos, etc.;
• Limitações construtivas dos instrumentos: falta de linearidade, desgaste,
Resolução, etc.;
• Operador: forma e técnica de aplicação do Sistema de Medição;
• Influência da própria grandeza (mensurando);
.
UNISOCIESC
Erros de Medição
Aluno: