Erros de medicao
DEPARTAMENTO DE CADEIRAS GERAIS
ENGENHARIA ELECTRÔNICA
REALATÓRIO
CADEIRA: FÍSICA I
ERROS DE MEDIÇÃO
Discente: Docente: Dambuze, Filipe Rafael Sultane, Valdimir
MAPUTO, MARÇO DE 2013
INTRODUÇÃO
A Fisica basea-se nas medições das grandezas fisicas, para descrever as mudanças que ocorrem no universo. Por maior cuidado que se tenha ao efectuar uma medição, mesmo que utilizem equipamentos “topo de gama” em condições ambientais bem controladas, os resultados que se obtém virão afectados por diversos erros. Medir é um acto de comparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medida e outros. Em qualquer situação deve-se adoptar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real.
É evidente que podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeitos do instrumentos, etc... e erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador, erro de leitura em uma escala, erro que se comente na avaliação da menor divisão da escala utilizada etc...
Em qualquer situação deve-se adoptar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real, assim demonstro como determinar o devido valor e o seu respectivo desvio ou erro.
OBJECTIVO
Desenvolver tecnicas experimentais; medir comprimentos; medir áreas e volumes: medir tempos; medir massas e pesos; trabalhar com erros e com algarismos significativos.
RESUMO TEÓRICO
GRANDEZA FÍSICA
Designa-se grandeza fisica tudo que é possivel exprimir quantitativamente. Temos assim, como exepmlo de vários tipos de grandeza: o comprimento de um fio metálico, a velocidade de deslocação de uma barca ou a temperatura da água de um copo.
Medir uma grandeza é