Erros de Medicação em Hospitais
Os eventos adversos relacionados a medicamentos podem levar a importantes agravos à saúde dos pacientes. Os erros de medicação são ocorrências comuns e podem assumir dimensões clinicamente significativas e impor custos relevantes ao sistema de saúde. Os erros de prescrição são os mais sérios dentre o que ocorrem na utilização de medicamentos. Cerca de 98.000 norte-americanos morrem por ano devido a erros de associados à assistência à saúde, sendo estes considerados uma das principais causas de morte nos Estados unidos.
1. Estudo dos Erros Humanos O estudo dos erros humanos é recente e o sistema de saúde está bastante atrasado. As medidas corretivas para erros humanos quase sempre são reprimendas orais ou escritas, suspensões e até demissão. O indivíduo quando comete um erro tem vergonha, medo e frustração, entre outros sentimentos negativos. A nova visão para erros cometidos considera que os homens são falíveis e que todas as organizações, incluindo aquelas de excelência em segurança, irão conviver com uma certa taxa de erros. Esta abordagem destaca que os erros são consequências e não causas, dando assim uma grande importância a segurança dos sistemas. Quando ocorre um erro deve-se procurar conhecer e estudar as causas em todos os seus detalhes e não apenas saber quem foi e aplicar punições.
2. Conceitos
Reação adversa a medicamento: qualquer resposta nociva ou indesejada ao medicamento que ocorre na dose normalmente usada para profilaxia, diagnóstico ou tratamento da doença, mas não devido a um erro de medicação.
Eventos adversos relacionados a medicamentos: qualquer dano advindo de medicamentos, provocados pelo uso ou falta do uso quando necessário. A presença do dano é, portanto, condição necessária para a caracterização de evento adverso.
Erro de medicação: qualquer evento evitável que de fato pode levar ao uso inadequado do medicamento. O uso inadequado pode ou não lesar o paciente, e