ERP- SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA.
Quando o conceito de ERP foi desenvolvido, possuía certas características que, com o passar do tempo, foram readequando – se ao mercado.
Uma definição de ERP que abrange o termo de forma didática ou conceituada como um sistema de informação adquirido na forma de pacotes comerciais de software que permitem a integração entre dados dos sistemas de informação transacionais e dos processos de negócios de uma organização.
Como um ERP é um pacote comercial de software, por definição só pode ser considerado um ERP o software que é adquirido pronto no mercado, de fornecedores especializados.
Em virtude de o ERP ser um pacote de software adquirido pronto, a empresa que implanta um sistema desse tipo tem que se adaptar as funcionalidades do produto e adequar seus processos de negócios á modelagem imposta pelo novo sistema.
Além disso, este pode ser diferenciado de sistemas desenvolvidos internamente, com a finalidade de substitui-los se apresentar algumas de suas principais características:
• É um pacote comercial;
• É construído com base nas melhores práticas de mercado ou best practices;
• Utiliza banco de dados único e corporativo;
• É composto por módulos;
• Não é desenvolvido para um cliente específico.
Davenport (1998) conceitua um sistema ERP como um pacote comercial de Software que tem como finalidade, organizar, padronizar e integrar as informações transacionais que circulam pelas organizações. Esses sistemas integrados permitem acesso à informação confiável em uma base de dados central e em tempo real.
Histórico e Evolução dos Sistemas ERP
Os sistemas ERP começaram a ser utilizados mundialmente no inicio da década de 90. No Brasil, as primeiras implementações ocorreram por volta de 1997 e 1998. Devido ao seu alto valor, eram viáveis apenas ás grandes corporações multinacionais.
Podemos caracterizar os sistemas de ERP como a evolução dos MPRs, cuja a função é