Erp - enterprise resource planning
O que é ERP?
Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos recursos corporativos é um sistema que contempla praticamente todos os processos administrativos comuns da empresa, que estão encapsulados no sistema na forma de regras de negócio baseadas nas "melhores práticas de mercado" e tem como objetivo a consolidação e consistência dos dados a nível corporativo e não departamental, não tem como objetivo a otimização máxima dos processos de um ou outro departamento, e sim da empresa como um todo.
Características do ERP • São pacotes comerciais de software • Incorporam modelos padrões de processos de negócios ("best-practices"); • Constituem sistemas integrados de informações; • Requerem procedimentos de ajuste.
Evolução histórica
Em relação aos ERPs, é impossível entender como chegaram a ter sua forma atual sem que estabeleçamos um paralelo entre sua evolução e a própria evolução dos computadores – software e hardware.
Anos 60 – BOM (Bill of materials – automatizada)
Os primeiros computadores começaram a ficar disponíveis para o uso comercial prático – ainda que a preços enormes se comparados aos atuais. Nesta época, em termos de apoio operacional à tomada de decisão, uma das primeiras aplicações dos recém introduzidos computadores foi a automatização do tratamento das listas de materiais componentes dos produtos – BOM. Não admira que este apoio gerencial tenha sido tão bem-vindo. Imagine, por exemplo, que uma montadora de veículos nos anos 50 tinha que coordenar – da mesma forma que hoje – listas de materiais de algo entre 5.000 e 10.000 itens de estoque por produto final. O movimento começou nos Estados Unidos. A automatização do tratamento das listas de materiais que os computadores dos anos 60 já conseguiam suportar permitiu que se coordenasse melhor a demanda por itens com seu respectivo suprimento, em termos de o que e quanto produzir e comprar, de forma a trabalhar com estoques menores.
Na