ERP (Enterprise Resource Planning)
ERP é um sistema de informações que, cada vez mais, está sendo implantado nas empresas. Seu objetivo principal é unir todos os departamentos e serviços da organização em apenas um Sistema de Informação capaz de atender as necessidades de cada departamento.
Trata-se de um software que disponibiliza as informações para todos os setores e atividades da empresa, tais como o setor de finanças, recursos humanos, logística, entre outros. Vale ressaltar que cada um dos departamentos terá o seu sistema de informação, que vai realizar as tarefas necessárias individualmente, e o ERP vai integrar todos, formando um software integrado sobre uma única base de dados, o que vai facilitar a integração e comunicação de dados.
Os benefícios gerados pelo ERP é indiscutível.
Para esclarecer melhor, tome-se como exemplo uma empresa cujo vendedor, ao vender o produto, grava o pedido no sistema. O setor de produção vai ficar ciente do pedido, e vai iniciar o seu processo de criação do produto. Paralelamente a isso, o setor de faturamento vai providenciar os documentos necessários para a cobrança, o setor de expedição vai, por sua vez, preparar a embalagem e o embarque do produto dentro do prazo previsto, e assim sucessivamente.
Pode-se listar, resumidamente, algumas de suas principais vantagens, quais sejam:
- Redução de custos;
- Visão geral dos processos;
- Informações mais precisas, com economia de tempo.
- Flexibilidade e eficiência;
- Melhor qualidade e confiabilidade dos relatórios, favorecendo o comparativo de dados.
- Melhoria do processo de tomada de decisões, já que as informações chegam à alta administração com mais rapidez e precisão.
É importante salientar que o sistema ERP deve ser de conhecimento não apenas do departamento de informática da empresa, mas se de todos os funcionários que, de uma forma ou de outra, vai utilizá-lo com frequência.