Erosão e Conservação do solo
Erosão e Conservação de Solo
Prof: Jorge Garcia
Produção Agrícola M2
Trabalho realizado por:
Ricardo Ribeiro
Sandra Bessa
1ºC
O que é a Erosão?
A erosão é um processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, subsolo e rochas com efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, o vento e os seres vivos.
Tipos de Erosão:
•
•
•
•
•
•
Erosão Pluvial
Erosão Fluvial
Erosão Marinha
Erosão Eólica
Erosão Glacial
Erosão Gravitacional
Erosão Pluvial
A erosão Pluvial é causada pela água das chuvas. Com pouca intensidade provoca lavagem do solo, mas em grandes proporções, causa erosões mais profundas. Quando os solos estão “limpos”, ou seja, isentos de vegetação (sobretudo em áreas íngremes), os efeitos da erosão pluvial são ainda mais graves.
Erosão Fluvial
Este tipo de erosão é causada pela água dos rios, ao longo do seu curso escava leitos, alterando as margens, ou seja, forma vales. Além disso, quando não há vegetação nas margens, estas ficam erodidas pela força da água, fortalecendo os processos de erosão e amplia o leito das bacias de drenagem.
Erosão Marinha
A Erosão Marinha é causada pela água do mar que desgaste as rochas e os solos do litoral (linha costeira), contribuindo para a formação de praias e paisagens costeiras, como por exemplo: as falésias.
Erosão Eólica
A Erosão Eólica é causada pelo vento sobre a superfície, atua no transporte dos sedimentos e partículas menores e degrada lentamente formações rochosas, conferindo-lhes formas bastante peculiares.
Erosão Glacial
A Erosão Glacial é causada pelo congelamento dos solos e a consequente movimentação em blocos. Atua também na congelação da água que se dilata e provoca alterações na composição e disposição das rochas e dos solos. Erosão Gravitacional
Este tipo de erosão costuma ocorrer em locais muito íngremes (cadeias montanhosas). Consiste na rutura e transporte de sedimentos originários