Meio Ambiente
Reflexão Inicial
A relação que existe entre solo e planta é de completa dependência um do outro. O solo serve para dar sustentação às plantas e funciona como um reservatório de água e nutrientes necessários para a vida das plantas. Por outro lado, as plantas promovem a cobertura do solo e fornecem matéria orgânica que é importante para a formação e conservação do solo.
O solo é composto por pequenos espaços vazios, chamados de poros. Os poros de tamanho maiores são conhecidos como macroporos e os de menor tamanho, de microporos. Eles desempenham funções específicas no solo, os microporos servem para armazenar água, enquanto que os macroporos são responsáveis pela drenagem da água, pela entrada e saída dos gases no solo e pela penetração das raízes das plantas.
Assim sendo, é de extrema importância que as técnicas adotadas para o cultivo de plantas não promovam a alteração na porosidade do solo. No entanto, sempre ocorrem mudanças, a mais comum é o aumento da quantidade de microporos e a diminuição de macroporos. Com isso, a velocidade de infiltração da água no solo fica mais lenta e a água passa a se acumular na superfície, provocando o escoamento que é conhecido como enxurrada. Esse escoamento superficial é um importante fator que provoca erosão.
A erosão é o processo de desgaste acelerado do solo, provocado pela utilização de técnicas inadequadas para o cultivo. Ela provoca o empobrecimento do solo e a perda da capacidade produtiva com o passar dos tempos. Além disso, ela é responsável por importantes desajustes ambientais. Um deles é o transporte de terra para dentro dos rios que, muitas vezes, provoca a sua morte. Outro impacto importante é a poluição dos mananciais, que compromete a qualidade da água para consumo humano e animal.
Conservação do Solo e da Água
O solo é um recurso natural que deve ser utilizado como patrimônio da coletividade,