estudante
Os cefalópodes estão entre os maiores invertebrados conhecidos. No final do século passado encontrou-se no litoral da Nova Zelândia uma lula que pesava uma tonelada. Mas a maioria das lulas gigantes conhecidas pesam aproximadamente 200 kilos e medem cerca de 12 metros de comprimento.
Alguns moluscos vivem a vida perigosamente, andando nesse mundo sem proteção alguma. É o caso das lesmas, que são moluscos gastrópodes… e do Lula Molusco, do Bob Esponja.
Mas a maioria deles prefere não arriscar e contar com uma concha amiga para sobreviver. A concha do mar é uma proteção para esses bichos, que têm o corpo mole. Elas se formam quando esses animais ainda são larvas e nadam livremente no mar.
Quando o molusco cresce, a parte mole do corpo chamada manto produz a concha em três camadas. A camada externa se forma por proteínas e quinonas, e protege o bicho de animais, como o caranguejo.
Depois, é criada uma camada mediana feita de um elemento químico chamado carbonato de cálcio. Essa parte é bem dura! Por fim, a camada mais interna e que fica em contato com o corpo do molusco também é produzida por ele.
A concha aumenta de tamanho de acordo com o crescimento do molusco. E no fim das contas