Erosão do Solo
Anton Imeson
Michiel Curfs
Serie do Fascículo: B Número: 1
RESUMO É muito fácil e simples prevenir a erosão do solo e, no entanto, pelo menos 75% dos solos aráveis do Mundo foram degradados ou estão afectados por ela. Na região Norte Mediterrânea, esta percentagem é ainda maior. Porque a terra foi degradada pela erosão no passado, não significa necessariamente, que esteja sob ameaça da erosão actualmente. A maior quantidade de erosão que está a ocorrer hoje é em terras agrícolas e florestadas. Quando ocorre erosão, esta pode igualmente causar inundações em planícies aluviais, e assim danos fora do local, onde tem lugar.
Ocorrem diferentes tipos de erosão na região
Mediterrânea e estas incluem erosão de splash e erosão laminar, sulcos, ravinas, piping (túneis) e erosão fluvial, erosão eólica, bem como erosão causada por animais e actividades de uso do solo. Os problemas são potencialmente maiores, que em regiões mais húmidas por causa das condições específicas do solo e clima. Os factores que influenciam a erosão são a energia e quantidade de chuva, a capacidade do solo resistir à erosão, a quantidade de solo coberto e protegido por vegetação, as características da vertente e práticas de gestão dos solos. Na prática, o estudo da erosão é um grande desafio, porque as condições que a influenciam são dinâmicas e sempre em mudança. É tão complicada de medir, como de modelar.
Devemos estar seriamente preocupados quanto à erosão no Mediterrâneo? Quais são as consequências para a sociedade e quais são as previsões para a