Ernando
As principais correntes econômicas, relativamente à questão do meio ambiente, incluem:
1 – Os ecodesenvolvimentistas
2 – Os pigouvianos
3 – Os neoclássicos
4 – Os economistas ecológicos.
ECODESENVOLVIMENTISTAS
Ecodesenvolvimentistas significa transformar o desenvolvimento numa soma positiva com a natureza, propondo que tenha por base o tripé: justiça social, eficiência econômica e prudência ecológica.
É um estilo de desenvolvimento que exige uma ação sobre os atores sociais, um reequilíbrio entre os poderes e os papéis da sociedade civil, local e regional. Assim, a definição e a implementação das estratégias redundam no planejamento participativo em que a participação da população é fundamental para o sucesso da estratégia escolhida.
Segundo Sunkel(1980) a proposta ecodesenvolvimentista, refuta a idéia de desenvolvimento ditada pelo avanço das empresas multinacionais, que procuram estabelecer a existência de certo estilo de desenvolvimento capitalista cuja obediência resultaria na obtenção de padrões de consumo, estruturas econômicas e níveis de renda semelhantes aos países industrializados como um processo único para todas as sociedades.
Características do estilo de desenvolvimento resultante do avanço das multinacionais nas economias menos desenvolvidas:
Homogeneização em escala mundial de padrões de produção e de consumo, independentemente da dotação de recursos de cada país.
Intensificação de exploração de recursos naturais e de dependência crescente em torno de uma só fonte de energia, o petróleo.
Geração sem precedentes de substâncias poluidoras das águas, da atmosfera e do solo;
Crescente utilização do automóvel, que gera necessidade de aumento de produção de aço, que utiliza intensamente o meio ambiente, sendo que ainda leva poluição do ar a todos os pontos do espaço.
Substituição da cultura nacional pela cultura dos países exportadores do estilo multinacional, visando a padronização dos