Estudando
Conhecer um pouco da história é fundamental. No Blogmail você encontra informações sobre os povos Maia, Incas e Astecas. Confira!
Antes da chegada dos Europeus às Américas, entre os séculos XV e XVI, esses continentes eram habitados por três das mais avançadas civilizações antigas que já pisaram em nosso mundo, eram eles: Maias, Incas e Astecas.
O legado desses povos ainda permanece vivo em nossos dias, sendo motivo de inúmeros estudos científicos, encantando os historiadores e também sendo base para a criação de muitas lendas.
Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre essas três civilizações.
Os incas povoaram boa parte da Cordilheira dos Andes, mais especificamente a região onde hoje encontramos o Peru, Bolívia, Chile e Equador. Seu imperador, conhecido por Sapa Inca, era visto como um deus na Terra, portanto detinha em suas mãos o poder espiritual e temporal.
Com uma sociedade composta por nobres (governantes, juízes, militares e sacerdotes), funcionários do reino, trabalhadores especializados (classe média), artesãos e camponeses (classe baixa), eles ergueram grandes construções, como a cidade de Machu Picchu, que só foi descoberta em 1911.
Os incas apresentavam uma agricultura avançada, inclusive com canais de irrigação. Já na agropecuária, destaque para a lhama, que era usada como meio de transporte e para a retirada de leite, carne e lã. Em 1532, eles acabaram sendo subjugados pela invasão de espanhóis.
De acordo com os historiadores, os astecas viveram na América Central (México) entre os séculos XIV e XVI. A maior parte de sua população era formada por camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos, que estavam sob a autoridade dos sacerdotes e dos militares.
O auge do império asteca se deu no século XVI, quando ele chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, com a invasão espanhola a partir de 1519, eles foram escravizados e tiveram quase todas as suas riquezas (principalmente o ouro)