erisipela
O cuidado de enfermagem inclui a atenção nos diversos momentos do processo saúde-doença e do ciclo vital. Esse trabalho trata-se de um estudo de caso clínico de uma paciente com diagnóstico de Erisipela. A Erisipela caracteriza-se como uma infecção provocada por bactérias que encontram uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele e espalham-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa apresentando-se através de calor, rubor e dor.
Normalmente, as lesões aparecem mais nos membros inferiores (pernas e pés), embora possam manifestar-se também na face. São considerados fatores de risco quaisquer alterações que facilitem a infecção cutânea. Entre os fatores de risco locais destacam-se: dermatoses preexistentes, traumas, feridas operatórias e alterações vasculares, como insuficiência venosa e linfedema.1,2,8,9,10. Os fatores de risco gerais, como diabetes mellitus, etilismo, corticoterapia, quimioterapia e neoplasias, produzem leucopenia e comprometimento da imunidade celular, prejudicando a quimiotaxia e a fagocitose dos polimorfonucleares e facilitando a ocorrência de infecções da pele.
O cuidado de enfermagem ao paciente portador de erisipela consiste em orientação sobre os cuidados de higiene no que diz respeito a manter os espaços entre os dedos bem limpos e secos, tratando adequadamente as frieiras, evitando e tratando os ferimentos e tentando manter as pernas desinchadas.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Adquirir conhecimento acerca da patologia estudada (sinais e sintomas, diagnósticos, complicações, tratamento e prevenção) e estimular a compreensão, sugerir hipóteses e desenvolver a teoria e a prática.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao cliente com erisipela;
Apontar os cuidados de enfermagem ao cliente com erisipela;
Diminuir a incidência de reinternações e casos de erisipela;
.
3. METODOLOGIA