Ericka
Trabalho para obtenção de notas do 1° semestre.
* Professora: Janete Silva
Santo André, 29 abril 2013
* O rápido avanço Tecnológico vivido nos dias de hoje tem gerado novas técnicas e novos produtos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano. A área medica, por ser um dos fatores mais significativos desse aumento de qualidade de vida, beneficia-se consideravelmente desse processo evolutivo, elaborando meios cada vez menos invasivos e mais seguros na busca pela saúde humana.
* Sem duvida, é nesta área que temos a junção do maior numero de tecnologias (ótica, microeletrônica, robótica, informática, radiação, bioquímica, biofísica entre outros...) aplicadas para o beneficio do ser humano, sempre com o objetivo de suprir a vontade inata de viver mais, com o menor sofrimento e desfrutando da maior saúde possível.
As tecnologias na área da saúde foram agrupadas em três categorias, a saber:
* a) Tecnologia dura: representada pelo material concreto como equipamentos, mobiliário tipo permanente ou de consumo;
* b) Tecnologia leve-dura: incluindo os saberes estruturados representados pelas disciplinas que operam em saúde;
* c) Tecnologia leve: que se expressa como o processo de produção da comunicação, das relações, de vínculos que conduzem ao encontro do usuário com necessidades de ações de saúde.
OS AVANÇOS NAS ÁREAS DE DIAGNÓSTICOS E TERAPIA, NOS ÚLTIMOS 30 ANOS
* Centro de tratamento intensivo: ventiladores pulmonares, balão de contrapulsação aórtica, monitores multiparamétricos; * Cirurgias cardíacas: Aparelhos de anestesia, de circulação extracorpórea, focos prismáticos, bisturis de argônio;
* Diagnósticos por imagens: ultra sonografia, tomografia computadorizada, cintilografia, ressonância magnética nuclear;