Erica Trabalho Do Jerome Bruner
Jerome S. Bruner nasceu em 1915.
Doutorou-se em Psicologia, em 1941, na
Harvard University, após ter concluído, em 1937, a licenciatura na Duke
University. Foi, durante muitos anos, professor na Harvard University. Ensinou e fez investigação, também, na New
School for Social Research.
A Psicologia Cognitiva objectiva desenvolver habilidades intelectuais da pessoa, para que este obtenha o máximo conhecimento.
Em 1960, Bruner fundou o Centro de Estudos
Cognitivos da Universidade de Harvard.
Bruner deu um forte impulso à Psicologia tornando-a científica e com isso, obtendo respeito social e académico.
Bruner manteve a rega básica da ciência: observar os fenómenos, e a partir dessa observação elaborar as conclusões.
Embora Bruner tenha sido um psicólogo por formação e tenha dedicado grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, ganhou grande notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na década de 60.
Desenvolvimento :
Bruner apelida a sua teoria de instrumentalismo evolucionista, uma vez que, para o psicólogo e pedagogo norteamericano, o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade.
O carácter desenvolvimentista da teoria de Bruner mantém-se graças a capacidade que cada pessoa tem de se autorregular. Para Bruner, a linguagem tem um papel amplificador das competências cognitivas da criança, ajudando-a a uma maior interação com o meio cultural.
Métodos de aprendizagem:
A aprendizagem de Bruner foi o reconhecimento do valor da ciência como a forma mais sofisticada do conhecimento humano. Assim sendo, “os conceitos de estrutura, princípio fundamental e transferência são fundamentais e estão interligados na concepção teórica de
Bruner.
Um outro aspecto central na teoria da aprendizagem de Bruner é a importância concedida ao método da descoberta, com base na ideia de que o conhecimento da estrutura das
disciplinas