Ergonomia
Faculdade Anhanguera de Rondonópolis.
Curso de Administração
Administração Produção e Operação
Profª. Andre Roese Rondonópolis, 17 de Novembrode 2014.
Everson de Souza Ferreira RA: 3723695566
Evandro André Sartor RA: 4204778697
Renato Cassiano Ribeiro RA: 4461916469
José Rodrigues Neto RA: 3715676443
Lalleska Souza Ribeiro RA: 4442880731
Katiane Fernandes Noronha RA: 4270869366
Geisla Oliveira Souza RA: 2505002489
Ergonomia
Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, conseqüentemente, aumento da produtividade.
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
Ergonomia cognitiva
A ergonomia cognitiva é também conhecida como engenharia psicológica e como a palavra "cognitiva" sugere, está relacionada com um conjunto de processos mentais, entre eles a percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória. A ergonomia cognitiva pretende analisar o impacto que esses processos têm na interação do ser humano e outros elementos dentro de um sistema.
Ergonomia organizacional
A ergonomia organizacional parte do pressuposto que todo o trabalho ocorre no âmbito de organizações. A ergonomia organizacional pretende potencializar os sistemas existentes na organização, incluindo a estrutura, as políticas e processos da organização. Algumas das áreas específicas são: trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
Melhoria de processos