ergonomia
INTRODUÇÃO
O posto de trabalho é constituído pelo conjunto de componentes que compõem o ambiente físico imediato no qual a pessoa trabalha e com o qual interage diretamente.
INTRODUÇÃO inclui : mobiliário, máquinas, ferramentas, acessórios, materiais, produtos.
INTRODUÇÃO
Cada componente do posto de trabalho deve ter sua própria adequação ergonômica, mas um bom posto de trabalho deve, ainda, apresentar um bom arranjo dos seus componentes.
INTRODUÇÃO
Mais importante do que uma boa cadeira é o conjunto “cadeira-mesaacessórios-outros componentes do posto de trabalho”.
INTRODUÇÃO
O posto de trabalho deve adaptar-se às características anatômicas e fisiológicas dos seres humanos, principalmente no que se refere aos sistemas musculoesquelético e óptico.
INTRODUÇÃO
•
No que se refere ao sistema musculoesquelético, o design do posto busca: Possibilitar uma postura principal adequada, isto é, uma postura que será utilizada a maior parte do tempo e que possibilita o melhor arranjo biomecânico possível; INTRODUÇÃO
Permitir posturas secundárias que, embora menos adequadas, possam ser adotados temporariamente, favorecendo o descanso dos segmentos musculoesquelético mais envolvidos na sustentação da postura principal; ❂ Propiciar os movimentos mais harmônicos, com a utilização mais fisiológica possível de músculos, tendões, articulações.
❂
INTRODUÇÃO
Em relação ao sistema óptico, o que se busca é a adequação da zona visual de atenção, isto é, a colocação dos componentes a serem visualizados de forma mais adequada em termos de tamanho, distância, contraste etc.
COMPONENTES DO POSTO DO
TRABALHO
Os componentes do posto de trabalho são desenhados de modo a proporcionar às pessoas a possibilidade de usá-los com o maior conforto e eficácia possível
COMPONENTES DO POSTO DO
TRABALHO
Uma ferramenta qualquer, por exemplo, uma chave de fenda, tem, portanto, duas