Ergonomia
Diversos programas motivacionais são adotados pelas empresas, essa é uma medida imprescindível para se garantir a produtividade e o bem estar dos funcionários nas organizações. Entretanto, é possível que algumas medidas adotadas para motivar não surtam o efeito desejado, isso se deve a fatores dependentes das particularidades dos empregados, da natureza do trabalho, das relações humanas na empresa, entre outros. Visando conhecer resultados reais sobre programas de motivação, entrevistou-se um gestor de pessoas acerca desse tema.
APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Entrevistou-se Welber Felix de Almeida, de 31 anos, gestor de pessoas e contador da fábrica de sacos plásticos para acondicionamento de lixo e de mangueiras RECIPLA COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA, localizada na Rodovia BR020, km07, Formosa-GO. A fábrica conta com 42 funcionários, dos quais 2 executam atividades administrativas, 2 são mecânicos e 38 são operários de máquinas e executam demais atividades inerentes às operações de fabricação e expedição.
.
DECRIÇÃO DOS PROGRAMAS MOTIVACIONAIS EXISTENTES
Os seguintes questionamentos foram feito ao gestor consultado:
-Quais medidas motivacionais são aplicadas na empresa?
-Como é feita a avaliação dos resultados dos programas motivacionais?
-Quão oneroso é para a empresa?
-Vale a pena investir nesse tipo de programa? Com relação às medidas motivacionais, o entrevistado mencionou a chamada “Motivação de Capitação”, que visa incentivar trabalhadores de outras empresas a entrarem para fábrica, propondo um plano de cargos e salários atraente. O plano de cargos e salários consiste em dar, a cada dois anos, um aumento considerável no salário e a possibilidade de receber novas atribuições dentro da empresa, como um cargo de chefia ou supervisão, a depender do desempenho do funcionário. Esse plano é aplicado para atrair mão-de-obra experiente e evitar a evasão, já que, na organização analisada, muitos trabalhadores permanecem por poucos meses, fazendo