Ciencia dos Materiais
Curso de Engenharia Civil
ENSAIO DE TRAÇÃO E DUREZA EM MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
11 de Novembro de 2014
Terça - feira
Universidade de Sorocaba – UNISO
Curso de Engenharia Civil
ENSAIO DE TRAÇÃO E DUREZA EM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Data da Entrega do Relatório
(11 – Novembro – 2014)
Terça - feira
Resumo
Cada material possui características próprias: o ferro fundido é duro e frágil, o aço é bastante resistente, o vidro é transparente e frágil, o plástico é impermeável, borracha é elástico, etc. Dureza, fragilidade, resistência, elasticidade, condução de calor, são exemplos próprias de cada material.
Foram feitos ensaios em sala de aula em equipamentos específicos para medir a tração e a resistência de certos materiais o aço CA60 foi utilizado para o ensaio de tração e no ensaio de dureza foi utilizado amostras de alumínio, bronze e aço liga.
A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, além de medir contínua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes.
No teste de dureza o material precisa estar lixado e polido para dar melhores resultados, a amostra é colocada no equipamento e a broca é escolhida de acordo com o material, a punção pode ser de diamante ou de esfera.
Introdução Teórica
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura.
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente