Ergonomia
CAMPUS -
CURSO – SEGURANÇA DO TRABALHO / SALA - ALUNA:
IMPERATRIZ - MA
2012
ERGONOMIA
Conceito e definições:
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa normas, ou seja, são normas que regem o trabalho.
No conceito da Associação Brasileira de Ergonomia; é o estudo da adaptação do trabalho tanto as características físicas e psicológicas.
No conceito da International Ergonomics Association; é o estudo cientifico de relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho.
No conceito (Research Society) – Sociedade Nacional de Ergonomia; é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho.
O objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho ao homem, não ao contrário, e estudar o complexo formado pelo operador e seu trabalho.
Origem e evolução da ergonomia:
Seu estudo aprofundado teve inicio em 1875, quando o polonês W. Jastrzebowski publicou um artigo “Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência”.
Em 1959 foi fundada a International Ergonomics Association.
Em 31 de agosto de 1983 foi fundada a Associação Brasileira de Ergonomia.
Em 1989 foi implementada no país no PPGEP/ UFSC.
A ergonomia pode ser aplicada em diversos setores, industriais, hospitalares, escolar, transporte, sistemas informatizados, etc. Ela se baseia em muitas disciplinas em seu estudo, conhecimento de varias ciências, tais como:
Anatomia
Antropométrica
Biomecânica
Fisiologia
Psicologia
Engenharia
Etc.
Seu objeito aplicado ao trabalho gera; eficiência, saúde e conforto. Podemos aplicar seu estudo também no ar, no transporte, lazer, escola e principalmente no trabalho.
Agentes Ergonômicos:
Os Agentes potenciais são; esforço físico intenso, postura inadequada, ritmos excessivos, trabalhos em turnos e