Produtividade
Análise dos resultados de um programa de melhoria da produtividade em um laboratório de refinaria de petróleo
Pedro Luiz Corrêa Garcia (UNITAU) pedrogarcia@petrobras.com.br
José Glenio Medeiros de Barros (UNITAU) glenio@uerj.br
Luiz Panhoca (UNITAU) luiz.panhoca@uol.com.br
Resumo
Este trabalho trata da análise dos resultados de um programa de produtividade implantado em um laboratório de análises físico-químicas, integrado a uma refinaria de petróleo, localizada no estado de São Paulo. Três aspectos foram analisados: a adequação do aproveitamento da mão-de-obra do laboratório, a minimização dos custos e o aprimoramento do atendimento aos seus clientes. Utilizou-se como metodologia o Ciclo PDCA combinado ao
Ciclo da Produtividade. Foram utilizados cinco indicadores de produtividade, sendo duas medidas físicas, relacionadas a mão-de-obra, e três medidas monetárias, relacionadas a mão-de-obra, materiais e serviços. Também foi utilizado um indicador de produção, o tempo padrão aplicado em ensaios no laboratório, este voltado ao melhor atendimento dos clientes.
Estes indicadores foram apurados mensalmente, antes e após o início de implantação do referido programa. Os resultados dos dois períodos foram então comparados e analisados.
Concluiu-se que a implantação do programa de produtividade atingiu parcialmente os objetivos propostos, trazendo como resultados positivos o melhor aproveitamento da mão-deobra e a melhoria no atendimento aos clientes do laboratório. Em relação aos custos, obtevese o benefício da interrupção da tendência de aumento dos custos de mão-de-obra, sendo necessária a continuidade do programa para se buscar melhores resultados.
Palavras-chave: Indicadores de avaliação; Produtividade; Laboratório de análises.
1. Introdução
Nos dias de hoje, a sobrevivência e o crescimento das organizações dependem fundamentalmente da sua competitividade. Um dos fatores mais