ergonomia
A ERGONOMIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Orientador: Agenildo
Aluno: Aurélio Napoleão
RESUMO
A Ergonomia trata-se de uma ciência multidisciplinar que tem como objetivo principal adequação do trabalho ao homem, promovendo assim a saúde e segurança física e mental do trabalhador. A primeira definição de Ergonomia se deu em 1857. Trata-se de uma área do conhecimento considerada transdisciplinar, sendo estudada, aprimorada e realizada por diversas profissões. A construção civil consiste em diferentes atividades laborais e quando os postos não estão adequados do ponto de vista ergonômico podem trazer risco ao trabalhador e comprometer sua saúde física e mental. A grande parte das funções neste setor exige esforço físico intenso, rotina e ritmo pesado, sem pausas e com condições ruins de trabalho.
INTRODUÇÃO
A tarefa do armador de ferro é uma das mais importantes na construção civil, principalmente no subsetor edificações, por se tratar de uma atividade que é realizada em todas as obras que possuem concreto armado. Este profissional é responsável pelo corte, montagem e colocação da ferragem nas peças estruturais a serem futuramente concretadas.
O presente trabalho pretende mostrar que a atividade exercida pelo armador de ferro apresenta posturas inadequadas e gestos repetitivos, causando grande esforço físico para realização do seu serviço diário. Baseado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), com a utilização do método de análise postural OWAS. Visitas sistemáticas foram realizadas, sendo aplicada as técnicas de observações armadas (registros fotográficos) e entrevistas feitas no local de trabalho para a análise do posto. O tratamento dos dados referentes as posturas foram obtido pelo programa WinOwas.
E com base no diagnóstico foram elaboradas as recomendações ergonômicas para melhoria das condições de trabalho e produtividade deste operário no processo construtivo do subsetor de