ergonomia
Façam a leitura do texto “Objetivos da ergonomia”, disponível na biblioteca, e respondam as questões:
1. O engenheiro de segurança deve atuar como um conceituador e, como tal, o que nos preserva das situações de trabalho sobre as quais nós intervimos?
2. Como nós valorizamos a experiência acumulada no momento de uma intervenção?
3. De quais ferramentas de reflexão nós podemos dispor? Resposta nº 1: Sim. Seu papel principal é desenvolver atividades relativas área de segurança que inclui previnir risco à saúde do trabalhador e dar mais qualidade de vida ao trabalhador e um dos processos dessa melhora encontra-se a ergonomia. O engenheiro de segurança tem uma papel de antecipar aos problemas associados à ergonomia, não se deve esperar o problema acontecer para tomar as devidas providências, mas sim, reunir grupos de reflexões para envolver e coletar informações dos trabalhadores que estão inseridos no ambiente antecipanto-se aos futuros problemas.
Resposta nº 2: Inicialmente deve ser quebrados os velhos paradigmas de oposição entre o pessoal de nível gerencial e operacional. Sem dúvida a experiência é muito importante para o processo produtivo, as opiniões são baseadas em alta repetitividade e baixa variabilidade, o que gera valores para o processo produtivo, porém, a experiência gera problemas como autoconfiança, aversão aos novos funcionários e dificuldade de aprendizado à novas tecnologias, o que cria certa resistência a mudanças. Nas intervenções é preciso ouvir o agente que possui experiência, absorver seus conhecimentos, de certa maneira criar um banco de dados com estudos de casos que este profissional já vivenciou e capacitá-lo para novos desafios. Desta forma as hipoteses seram formuladas corretamente e as prováveis respostas seram encontradas.
Resposta nº 3: Erros humanos, desvio a uma norma preestabelecida ou resultado indesejável do