mies van der rohe
Após Hitler se tornar poder absoluto na Alemanha, as construções tomaram formas estáticas, sua busca constante em demonstrar na arquitetura seu poder e grandiosidade. Foi assim que Hitler ordenou seu arquiteto-chefe Albert Speer executar desenhos que apresentavam os terrenos em volta da Assembleia Nacional do Partido em Numberg com um aspecto decadente e sufocado pela vegetação. Infelizmente a escola foi fechada por nazistas em 1933, por ser considerada uma frente comunista, desaprovando o estilo modernista. Forçado a deixar a Alemanha, Mies Van der Rohe mudou-se para os Estados Unidos, para a cidade de Chicago. Junto de outros arquitetos começa a projetar arranha- céus, iniciando uma nova fase, deixando para traz seu marco de funcionalista.
CROWN HALL
Em 1937, é nomeado diretor da escola. Ele começa uma nova fase de sua vida e traz ao IIT uma educação baseada no conhecimento, formando alunos prontos para a prática, sem deixar de lado a espiritualidade. Dizia ele “Toda educação deve começar com o aspecto pratico da vida, porém, a verdadeira educação deve ir além e formar a personalidade (...)”.
TENDENCIA
Ele achava um absurdo a criação de formas arbitrarias, historias ou modernistas que não estivessem determinadas pela construção e pelo momento histórico de cada projeto. Sobre isso Mies Van der Rohe disse: “É minha convicção que não pode haver arquitetura do nosso tempo sem aceitação técnica e cientifica. Nunca perdi essa convicção (...). Eu acredito que a arquitetura tem pouco ou nada a ver com a invenção de formas interessantes ou inclinações pessoais. A verdadeira arquitetura é sempre objetiva e é a expressão da estrutura inerente ao nosso tempo, da qual se origina”.
Mies é o arquiteto que teve uma grande influencia no estilo internacional, é o que mais se aproximava das preocupações dos atuais minimalistas. Apesar de ele compartilhar muitas atitudes no minimalismo, ele se concentra em uma arquitetura que há mais que formas puras. Uma