Ergonomia
A ergonomia, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas socio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.
Ambientes de trabalho:
A maioria das pessoas passa grande parte do seu tempo no ambiente de trabalho. Ser produtivo faz parte da vida e é uma das principais formas de crescimento profissional e pessoal. Na teoria, tudo parece maravilhoso, mas na prática, a situação nem sempre é pacifica. As exigências estruturais das companhias, o autoritarismo e seus abusos, o medo de ser alvo de represálias, a perda de benefícios e o risco de perder o emprego a qualquer momento são alguns dos fatores que levam as pessoas a se sentirem subjugadas, sem liberdade para dizer o que pensam e o que sentem, e impotentes para se defenderem das flagrantes injustiças.
O ambiente de trabalho deveria ser estimulante, descontraído e alegre, onde as pessoas poderiam se dedicar a atividades produtivas e que trouxessem benefícios, não apenas para si mesmas, como também para a sociedade como um todo. Contudo, não podemos perder de vista que este mundo, do jeito como o sentimos hoje, áspero e sem coração, foi semeado no passado pelos próprios seres humanos e essa forma de pensar e agir contaminou tudo inclusive o ambiente de trabalho. Quem assistiu