Psicologia do desenvolvimento
Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias
Abordagem sobre “Os Trabalhadores Desvinculados dos CFM - Quelimane de 2000 – 2002: Dilemas e Desafios”
Agostinho Conde da Silva
Quelimane
2007
Introdução
O novo paradigma da vida das organizações exige que, para que estas tenham longa vida e se mantenha fiel aos objectivos da mesma, é indispensável a colocação do homem certo no lugar certo, que sejam rentáveis por forma a se tornar mais competitivas, isto é, compreender a situação socio-económico dos trabalhadores desvinculados. ara a realização integral de todos trabalhadores abrangidos pelo processo desvinculação, através do pleno desenvolvimento das capacidades de gestão das compensações recebidas.
Havendo trabalhadores abrangidos pelo processo e que tem caído no insucesso no que concerne a gestão das indemnizações urge a necessidade de mitigar a situação, através de uma pesquisa que produza conhecimentos que sirvam de medidas de solução a serem usadas tanto pelos trabalhadores desvinculados quanto de quem é de direito.
Entendemos que as trocas comerciais à escala planetária, o poder das empresas multinacionais, a publicidade e a moda condicionam os nossos hábitos de consumo, recaindo sobre as organizações exigências acrescidas a competitividade, implicando inovações em termos de produto e serviços.
Essas mutações não interferem apenas na vida da empresa, mas também na vida particular das pessoas nelas inseridas, pois as empresas sentem – se na obrigação de se optimizarem, daí a necessidade de adoptar a estratégia de diminuição da força de trabalho/mão de obra excedentária.
Embora esse processo seja acompanhado com um pré – aconselhamento aos trabalhadores desvinculados oferecidos pela empresa, tem havido situações preocupantes no que concerne a gestão das indemnizações, o que nos remete a uma inquietação e nos leva a questionar: Quais são as razões de insucesso na gestão das Indemnizações?