Ergonomia
ANÁLISE ERGONÔMICA POSTURAL DO POSTO DE TRABALHO DO SERVENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Fernando Onuka (UTFPR) Daniel da Fonseca Arantes (UTFPR) Fernando Cunha De Andrade (UTFPR) Rodrigo Eduardo Catai (UTFPR)
Resumo A função do servente na construção civil é uma função de apoio para que outros profissionais possam desempenhar suas tarefas sem que faltem os materiais necessários. Ao realizar sua tarefa, o trabalhador apresenta postura inadequada inúmeraas vezes durante o dia, além de esforço físico exagerado e com repetições. Para análise foi adotada a metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), utilizando também a ferramenta WinOWAS. Considerando tais fatores a serem analisados, com registros fotográficos, entrevistas feitas no local de trabalho além do acompanhamento “in loco”, serão apresentadas sugestões para melhoria do posto de trabalho, que aumentem a produtividade, saúde, segurança dos trabalhadores e diminuam afastamentos por motivos de saúde. Este trabalho caracteriza as condições do posto de trabalho do servente na construção civil. Os resultados demonstram a existência de ações corretivas e preventivas para o mau posicionamento da postura durante a execução de determinada tarefa e que essas ações podem ser facilmente implementadas. Palavras-chaves: Análise Ergonômica do Trabalho; WinOWAS; Segurança e Saúde; Postura.
VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
12 e 13 de agosto de 2011
1. INTRODUÇÃO
Cada vez mais, as empresas do setor de construção civil necessitam aumentar a segurança de seus trabalhadores e diminuir seus custos adicionais provenientes de mão de obra ausente e/ou reparação de danos causados a funcionários que não possuem condições adequadas de segurança, seja por falta de treinamento ou a não aplicação deste. Desta forma, o estudo da ergonomia surge para definir o espaço adequado para a execução das funções do trabalhador com segurança e qualidade. Destaca-se que durante a