Ergonomia
Engenharia de Produção
Lucas França
Fichamento de Ergonomia
Maceió
2014
Lucas França
Fichamento de Ergonomia
Maceió
2014
Iida, Itiro . Ergonomia : Projeto e Produção / Itirio Iida – 2ª Edição revista e ampliada São Paulo , 2005
“... A comunicação só ocorre quando o receptor recebe e interpreta corretamente a mensagem que a fonte desejava transmitir. A informação captada pelo organismo humano é conduzida até o seu sistema nervoso central, onde ocorre a decisão. Muitas vezes essa informação é armazenada na memória para as futuras decisões. ”(Cap.9 pag. 257)
“ A ergonomia moderna estuda principalmente os sistemas onde há predominância dos aspectos sensoriais ( percepção e processamento de informações ) e de tomada de decisões .Isso envolve o processo de captação de informações (percepção) , armazenamento(memória) e seu uso no trabalho (decisão).” (Cap.9 pág. 257)
“... Muitas tarefas repetitivas e que exigiam o uso de forças , foram transferidas para as máquinas , restando ao homem, as tarefas de programação , manutenção, comando e controle dessas máquinas.[...] Assim, a ergonomia passou a estudar os aspectos cognitivos das interações entre as pessoas e o sistema de trabalho, a fim de realizar projetos de máquinas mais eficazes.” (Cap.9 pág. 258)
“Sensação refere-se ao processo biológico de captação de energia ambiental.[...] A energia captada é convertida em um impulso eletroquímico, que se transmite ao sistema nervoso central, onde pode ou não ser processado.”(Cap.9 pag. 258)
“Para haver sensação, é necessário que a energia ambiental, estimuladora das células nervosas, esteja dentro de certo limite chamado de limiar. Quanto mais intenso for o estímulo, mais facilmente ele será detectado e as respostas também serão mais rápidas. (Cap.9 pág. 258)
“Percepção é o resultado do processamento do estímulo sensorial, dando-lhe um significado. [...] Nesse