ergonomia
Ergonomia, Saúde e Segurança do trabalho.
Cases: Sobre Acidente de Trabalho
Professor: Cássio Bardi da Fonseca
Alunos: César Alves, Gení Falcão e Rosangela
Felipe da Rosa Ramalho
Case 1
Analisando um plantio de morangos foi constatado que após a analise do solo, o cultivo da terra e a nivelação são feitas com o auxilio de grades niveladoras e os canteiros são construídos mecanicamente. Nesse processo de arado e plantio temos os problemas de postura do trabalhador (inclinação do tronco).
Na colheita os trabalhadores permanecem muito tempo abaixados colhendo os morangos e devido a esta postura incorreta, os trabalhadores correm o risco de futuramente terem problemas como: hérnia de disco e bico de papagaio.
Plantio e colheita, trabalhadores abaixados (Foto:Reprodução /TV Integração),
Pensando nestes distúrbios dolorosos que afetam a humanidade, uma família que trabalha com o plantio e colheita de morangos adotou uma nova técnica.
O morango é cultivado na propriedade pelo novo sistema “soilless” que é conhecido no Brasil como semi- hidropônico, é realizado numa bancada e é constituído por substrato de fibras de coco, casca de arroz e vermiculita.
Plantio de morangos no tipo “soilless” (Foto: Reprodução/TV Integração).
Uma das principais vantagens desta nova técnica é a ergonometria do trabalhador e os resultados positivos que se obteve. O trabalhador fica em pé para executar o trabalho, podendo um trabalhador tomar conta de varias plantas ao mesmo tempo e com isso a produção também obteve um crescimento bem significativo, ficando constatado que o novo sistema realizado em pé obtém mais lucros e evita posteriores de doenças lombares.
NR-17
17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem