Situações-problema
Aproveitei que as crianças haviam confeccionado os 10 indiozinhos, o bote eu dei feito de e.v.a, e utilizei para trabalhar situações problema :
1 – Cantamos a música dos 10 indiozinhos (1,2,3, indiozinhos....)
2 – Fiz algumas perguntas para a turma: “Se caísse um indiozinho do bote, quantos sobrariam?” Se caísse 5 do bote e conseguisse voltar ao bote 3, quantos ficariam no rio?”
3 – Ao invés de fazer as perguntas, eu falava e eles arrumavam nas carteiras: “Estavam 10 indiozinhos no bote, 2 caíram no rio, quantos indiozinhos sobraram no bote?”
“Caíram 8 indiozinhos no rio, conseguiram subir de novo no bote, 4. Quantos ainda ficaram no rio?”
Eu respondia para eles: “Ainda ficaram no rio 4 indiozinhos.
4 – Mostrei para eles os sinais de + e de – e expliquei. Depois fiz novamente as perguntas e perguntava pra eles: “Somamos (mais) ou subtraímos (menos)?” Passei no quadro negro as operações citadas: 8-4=4; 10-2=8; 2+4=8
5 - Depois pedi para alguns alunos inventarem alguma “história” parecida com a minha – de indiozinhos que caem do bote e entram, etc. Alguns disseram que o jacaré comeu tantos, sobraram quantos; outros disseram que saíram nadando....etc
6 – Para o registro, dei a eles uma folha xerocada com indiozinhos no bote e eles registraram a quantidade e depois eles desenvolveram uma situação problema em forma de desenho no caderno pautado. Não exigi que colocassem a operação porque ainda não sabem – 10 – 8 = 2.
7 – Dei a eles as situações problemas, que eles disseram (digitadas), eles colaram no caderno e fizemos juntos as operações e respostas e eles registraram.
No geral eles sentiram facilidade em contar “historinhas” envolvendo os indiozinhos que estavam com eles e alguns sentiram dificuldade na soma e subtração. Alguns contavam de “cabeça” e outros tinham que contar e recontar os indiozinhos na carteira. A nomenclatura ainda é algo difícil para eles assimilarem – soma, subtração. As respostas eles até que conseguiram