,edida do tempo no espaço geográfico
As proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos nossos órgãos, tecidos e células, podendo ser utilizadas como fonte de energia se houver deficiências dos outros nutrimentos energéticos.
As proteínas são formadas por seqüências de unidades mais pequenas chamadas aminoácidos, que podem ser de dois tipos:
- aminoácidos não essenciais quando podem ser produzidos pelo organismo humano.
- aminoácidos essenciais quando têm que ser fornecidos pelos alimentos.
As proteínas de acordo com as proporções de cada aminoácido essencial que contêm podem ser classificadas de:
- alto valor biológico – encontram-se nos alimentos de origem animal (lacticínios, carne, pescado e ovos) possuem aminoácidos em quantidades e proporções adequadas às necessidades do organismo.
- baixo valor biológico – existem nos alimentos de origem vegetal, especialmente nas leguminosas frescas (ervilhas, favas) e secas (grão de bico, feijão e lentilhas). Na sua composição alguns dos aminoácidos essenciais não estão nas quantidades e proporções mais adequadas às necessidades do organismo. Mas apesar da sua composição não ser a ideal, estes alimentos podem constituir boas fontes protéicas se houver mistura de alimentos que contenham proteínas com aminoácidos diferentes, ou seja, se houver variedade alimentar.
Funções das Proteínas
As proteínas desempenham um grande número de funções biológicas nas células:
Enzimas
As enzimas são catalisadores biológicos com alta especificidade. É o grupo mais variado de proteínas. Praticamente todas as reações do organismo são catalisadas por enzimas.
Proteínas transportadoras
Podemos encontrar proteínas transportadoras nas membranas plasmáticas e intracelulares de todos os organismos. Elas transportam substâncias como glicose, aminoácidos, etc. através das membranas celulares. Também estão presentes no plasma sanguíneo, transportando íons ou moléculas específicas de um órgão para outro. A hemoglobina