Ergonomia
Ergo = Esforço / Metria = Medida
Logo o ergômetro é um dispositivo de exercícios que permite que sejam controladas de forma padrão e mensuradas inúmeras variáveis relacionada a quantidade de esforço de uma pessoa.
É necessário também compreender de maneira sucinta o sistema cardiovascular, a medida que é o principal mediador do teste de esforço. Sua função é fornecer fluxo de sangue necessário para manter a homeostase durante o repouso e o exercício.
Teste ergométrico
O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.
Os principais objetivos do teste: são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Avalia também a capacidade funcional cárdiorrespiratória; detecção de arritmias, de anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.
Indicações
A Diretriz do Departamento de Ergometria e Reabilitação da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre teste de esforço mostra que sua indicação é bastante ampla: na Doença Arterial Coronária na Hipertensão Arterial nas arritmias na população sadia ou aparentemente normal
Indicações especiais
Contraindicações
Portadores de doença arterial coronária que estão instáveis (sintomas progressivos ou que ocorrem em repouso, angina instável, infarto em evolução) ou que apresentam obstrução no tronco da artéria coronária esquerda ou equivalente;
Arritmias não controladas;
Miocardites e pericardites agudas;
Estenose aórtica grave;
Hipertensão arterial grave;
Embolia pulmonar;
Qualquer enfermidade aguda;
Limitação