Guaxupé
Topônimo
Não há um consenso sobre o significado do termo "guaxupé". Comumente, considera-se que o termo é de origem indígena, significando "caminho das abelhas" . Outra etimologia possível é "caminho de guaxe", através da junção dos termos tupiswaxi ("guaxe") e pé ("caminho") . "Guaxupé" (do tupi gwa + xu pé) também é o nome de um tipo de abelha selvagem sem ferrão.
Agropecuária
A economia de Guaxupé é baseada na atividade agrícola. A cidade possui mais de 200 propriedades rurais, sendo que o café é o principal produto de cultivo, ocupando cerca de 6500 hectares para sua produção (Federação da Agricultura de Minas Gerais, 2004).
A produção do café foi e é tão importante que, como conseqüência, Guaxupé conta com uma imensa Cooperativa de Cafeicultores (Cooxupé). Além da Cooxupé, podemos destacar a Exportadora de Café Guaxupé , que exporta o produto para vários países.
As familia Magalhães Gomes, Nasser, Gamero, Gonçalves, Ribeiro do Vale, Costa Monteiro, entre outras, disponibilizaram capital para iniciar a cooperativa.
Guaxupé possui criação de gado bovino leiteiro, além de rebanhos suínos, equinos e galináceos.
No município existe além do café, a produção de cana-de-açúcar, laranja, milho e soja.
Indústria
Guaxupé conta com quatro industrias de grande porte: KDB Fiação Ltda.(antiga Kanebo do Brasil); PEMG ;TECTER (eletro-magnéticos); Pasqua J.F. e Qualifio (industrias de fios de cobre). Encontram-se instaladas também cerca de mais de 150 pequenas indústrias que atendem a vários setores, tais como: laticínios, doces, serralheria, pré-moldados de cimento, calçados (este lidera o setor, com cerca de 80 estabelecimentos), munição, fios cirúrgicos, confecções, artesanatos