ergonomia
É a disciplina cientifica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho geral de um sistema.
É um termo que vem do grego “ergan” que significa “trabalho” e “nomos” “leis ou normas”.
O principal objetivo é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho de formas eficientes e seguras.
Os Ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, produtos, trabalhos, ambientes e sistema, a fim de torna-los compatíveis com a necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Trata-se da prevenção de acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho) e determina tempos de trabalho.
O seu conceito aplica a qualidade de adaptação de uma maquina ao seu operador, evitando um esforço e proporcionando um eficaz manuseio do trabalhador na execução do trabalho. Lesões por esforços repetitivos são um dos problemas mais comuns que pode causar limitações ou ate incapacidade de trabalhar; e utilizando soluções ergonômicas em local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar os níveis de satisfação eficácia e eficiente do trabalhador.
Fatores humanos é um termo utilizado com o mesmo significado de Ergonomia; e as áreas que mais é aplicada e abrange a Ergonomia são: aeronáuticas, tecnologias de informação e comunicação, desenhos de produtos adaptados ao ser humano, cuidados com a saúde física e mental.