Ergonomia
• Cap 1 - O que é Ergonomia – é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.
• É a disciplina científica, que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos do sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos, a projetos que visem otimizar o bem estar humano e o desempenho global de sistemas.
• Ergonomia Física – características de anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionadas com a atividade física.
• Ergonomia Cognitiva – processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema.
• Ergonomia Organizacional – otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos.
• Objetivos da Ergonomia – ela estuda diversos fatores que interferem no sistema produtivo e procura reduzir as consequências nocivas sobre o trabalhador. Com isso, ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores. A ergonomia visa em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.
- saúde – é mantida quando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas e cognitivas, evitando as situações de estresse, riscos de acidentes, etc.
- segurança - conseguida através de projetos de posto de trabalho, ambiente e organização de trabalho, que estejam dentro das limitações do trabalhador, reduzindo acidentes, erros, estresse, etc.
- satisfação – resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. Mas cada trabalhador tem uma expectativa.
- eficiência – consequência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione saúde, satisfação e segurança do trabalhador.
• Teve nascimento oficial – 12 de julho de 1949. Reunindo na Inglaterra, cientistas e pesquisadores interessados em discutir a existência desse novo ramo de