Ergonomia
Fusão e fissão nuclear. A fusão nuclear ocorre quando dois ou mais núcleo de um mesmo elemento se fundem e Forman outro elemento liberando energia. A fusão nuclear é o processo responsável pela energia do sol e de outras estrelas, por exemplo, a principal fonte de energia dentro do sol são os átomos de hidrogênio H. Átomos de hidrogênio são carregados positivamente, portanto geralmente se repelem ma, devido à intensidade da pressão e do calor são intensos no interior do sol, os átomos são forçados a ficar juntos. A fusão gera o hélio no processo de destruição de matéria, grandes quantidades de energia são liberadas isso causa uma reação em cadeia que leva a emissão de energia que chamamos de sol. Fissão nuclear é o processo em que se “bombardeia” o núcleo de um elemento radioativo com um nêutron. Essa colisão resulta na criação de um isótopo do átomo instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando energia. A energia de fissão nuclear é utilizada para fins pacíficos, como a produção de energia elétrica.
Figura representativa do Sol Fusão Nuclear ocorre juntando dois ou mais núcleos de átomos formando um novo núcleo com maior número atômico. O que ocorre na energia das estrelas, como a irradiada pelo sol é exatamente o processo de fusão, onde são fundidos quatro átomos de hidrogênio que formam um átomo de hélio e uma partícula atômica chamada nêutron. Nesse processo, a massa perdida é convertida em energia, assim sendo responsável pela temperatura ideal para a condição de vida na terra (14.000.000 ºC)
.Processo de Fusão Nuclear
Fissão Nuclear é a ação que força a divisão de um átomo para formar outros dois mais leves, liberando energia e um nêutron livre. Para que isso ocorra, são necessárias condições de temperatura e pressão ambientes. Esse método é muito utilizado em usinas nucleares e também foi utilizado em bombas atômicas, mas provavelmente não será mais usado, pois é provado que bombas que utilizam o