Rochas e Minerais
Minerais
Mineral é um elemento ou composto químico encontrado na natureza, resultante geralmente de processos naturais ou inorgânicos, embora haja alguns de origem orgânica, como o petróleo.
Com exceção da água e do mercúrio, os demais minerais se apresentam na forma sólida. As principais propriedades dos minerais são: a estrutura, a clivagem (divide-se em planos definidos, como a mica), a fratura (rompem-se de forma irregular) e a dureza.
Os minerais são classificados em metálicos (ferro, manganês, alumínio etc.) e não-metálicos (fosfatos, nitratos, enxofre, cloreto de sódio etc.).
Rochas
As rochas são compostos minerais sólidos presentes na litosfera. São divididas em três grandes grupos:
Rochas magmáticas ou ígneas: são aquelas formadas a partir do resfriamento do material ígneo do interior da Terra, subdivididas em dois subgrupos
- Rochas ígneas intrusivas: formadas pelo resfriamento muito lento (milhões de anos) do magma no interior da crosta. São as rochas mais antigas da Terra. Ex: granito, sienito e diabásio.
- Rochas ígneas extrusivas: formadas pelo rápido resfriamento da lava vulcânica em contato com a água dos oceanos ou com a atmosfera. Exemplo: basalto, riólito e vidro basáltico.
Rochas sedimentares ou rochas secundárias – formados a partir de sedimentos arrancados de outras rochas pela erosão, depositados em regiões de relevo rebaixado. Exemplo: arenito, argilito e calcário.
Rochas metamórficas – são rochas que tiveram suas características físicas alteradas em conseqüência da variação de pressão e temperatura no ambiente onde e encontram. Exemplo: calcário > mármore, arenito > quartzito, argilito > ardósia.
Mármore
Mármore é uma pedra bastante dura mesmo que seja muito menos dura e mais delicada do granito. Pode ser usada em piso, paredes e mesadas. Para piso e paredes ela vem normalmente cortada em lajotas, o pode ser usada em grandes chapas. O mármore permite seu uso no sistema