Ergonomia
Análise das Condições de trabalho e Saúde dos Professores
Trabalho apresentado à disciplina de Ergonomia, Higiene e Segurança no Trabalho do 3º período do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador: Márcia Colamarco
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 METODOLOGIA ................................................................................................6
3 TRABALHO DOCENTE 7
3.1 Conceito de Trabalho Docente 8
3.2 Condições de Trabalho 9
3.3 Intensificação do Trabalho dos Professores 10
3.4 Problemas de Saúde apresentados 11
4 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
RESUMO
Esta pesquisa vem apresentar um estudo entre as relações e o processo de trabalho dos professores e como o conjunto de fatores presentes no ambiente escolar pode prejudicar a sua saúde. Na pesquisa são abordados aspectos característicos da profissão e do ambiente de trabalho do docente. A partir dela e de seus resultados, podemos refletir e aprofundar nosso diagnóstico sobre os efeitos do trabalho e do ambiente escolar na saúde dos docentes.
Palavras-chave: Saúde dos professores. Condições de trabalho. Intensificação do trabalho. Professor.
1 INTRODUÇÃO
A busca do sindicato por uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores tem como base as relações entre as condições de trabalho e as condições de saúde. Nessa busca, a ausência de informações sobre as condições de saúde de cada categoria profissional é um dos desafios encontrados. Na categoria docente, a preocupação com as condições de trabalho e saúde é relativamente recente e poucos são os trabalhos desenvolvidos envolvendo dados do processo saúde-doença do professor.
É preciso entender o que causa as doenças ou o que contribui para que elas se manifestem no ambiente de trabalho. Pesquisas demonstram que os professores estão apresentado cada vez mais problemas físicos e psíquicos devido a sobrecarga de trabalho,